top of page
  • Renan Leopoldo

Como manter um estoque eficiente

Aprenda a aumentar a sua produtividade e organização com um estoque eficiente.

Todo gestor financeiro sabe da importância em ter um controle do estoque por tipo de mercadorias e produtos existentes na empresa. É importante saber exatamente o que se tem, além do que é despachado e assim conseguir manter um controle maior de produtos e despesas.

Com isso, é vital ter o hábito de registrar no Controle de Estoque a quantidade, o custo unitário e o custo total das mercadorias e/ou produtos vendidos. Assim, é possível ter no sistema para nível de balanço um controle que facilita na logística e administração.

Periodicamente, confirmar se o saldo apurado no Controle de Estoque é o mesmo do estoque físico da empresa. Esse balanço é fundamental para não acabar perdendo tempo no dia a dia ou tendo que reverter problemas por vender um produto que não possui. Além de ser uma ótima forma de segurança, para manter o controle de entrada e saída dos produtos. Se possível, faça o balanço mensalmente.

Assim, para ter um estoque organizado e eficiente a primeira regra é ter controle das entradas e saídas de materiais. Para isso, uma dica é anotar todas as entradas e saídas em fichas ou em um sistema informatizado ou até mesmo planilha de Excel.


Importância do controle de estoque físico e financeiro


O controle físico e financeiro de estoque simplesmente informa a quantidade disponível de cada produto que a sua empresa possui. Para muitos não é importante controlar bem esse controle de produtos, no entanto se a sua empresa quer crescer, precisa ter total gestão de gastos, controle de material, evitarem que aconteçam perdas ou comprar produtos que não precisará usar.

Controlar as entradas e especialmente o consumo de materiais é uma das funções das mais primordiais de qualquer empresa. Uma das consequências da falta de controle é mais demora na entrega de material, atrasar prazos, comprar mais produtos do que necessário, perder material e/ou produtos por não ter usado dentro da validade ou desgaste pelo tempo.

Sem contar que ter mais materiais dificulta a compra, renovação e pode acarretar na necessidade de capital de giro da empresa. A falta de gestão tem como consequência, além da parada na produção ou nas vendas pela falta de materiais ou mercadorias, com diminuição da produtividade.

Toda saída de estoque (produção, transferência, troca etc.) deve ser acompanhada de requisição de saída. Com a organização e otimização do processo de estoque a empresa ainda ganha com informações estatísticas sobre o que está saindo, o gestor pode calcular o giro das mercadorias ou produtos que a empresa precisa repor, além de ser importante para auxiliar na compra para melhor aproveitamento do capital de giro da empresa. Como também já foi dito, aumenta ainda a segurança de que estas mercadorias e produtos são utilizados na empresa, sem desvios ou perdas.



Perfil no linkedin


https://www.linkedin.com/pulse/como-manter-um-estoque-eficiente-renan-leopoldo

136 visualizações0 comentário
bottom of page