top of page
  • Isabella Carvalho

Como a Natura usa tecnologia para aprimorar sua logística e alcançar mais clientes


Presente há quase 50 anos no mercado, a Natura está se transformando. A empresa, conhecida por sua rede de consultoras, investiu em diversas tecnologias para intensificar suas conexões e transformar a experiência dos consumidores. "A Natura basicamente é uma empresa de venda direta, com consultoras oferecendo os produtos de porta a porta. Porém, com o avanço do digital, essa estrutura está mudando", ressaltou Nestor Felpi, diretor de distribuição e inovação da companhia, durante o Logística Innovation Day, promovido pela StartSe.

Apenas na América Latina, são mais de 1 milhão de consultoras ativas — boa parte delas buscando novas formas de oferecer seus produtos. Pensando nisso, a empresa criou a Rede Natura, plataforma online que reúne lojas virtuais das próprias revendedoras da marca. A companhia também disponibiliza seus itens de perfumaria, beleza e cosméticos em um e-commerce para o cliente final. "Nosso desafio era integrar toda a cadeia, desde os fornecedores até as consultoras, trazendo velocidade, capacidade e flexibilidade", contou Nestor.


Central de experiência


Para garantir que os pedidos cheguem corretamente na casa das consultoras, a Natura possui uma central de experiência. Tudo é acompanhado em tempo real. "Em um mesmo ambiente temos equipes de supply chain, sistemas e vendas. Todos os processos são monitorados em TVs", explicou Nestor.

A empresa também investiu em uma solução de rastreamento que reúne informações sobre potenciais atrasos e outros dados de entregas em um painel. A localização dos itens pode ser visualizada pelas revendedoras ou clientes durante o pedido. "Conseguimos saber exatamente onde está o produto. As informações são disponibilizadas na plataforma de e-commerce e no app, que hoje é utilizado por 40% das nossas consultoras", contou Nestor.


Em todas as áreas, a voz do cliente é usada como parâmetro para tomada de decisões. Como exemplo disso, o executivo citou a adoção de um sistema de NPS (Net Promoter Score). Ao final de cada pedido, a Natura envia uma pesquisa de satisfação para o consumidor, que avalia sua experiência com uma nota de 0 a 10. Todas as informações são visualizadas pela companhia em um mapa e usadas para melhorias. "É um bom exemplo de como você pode começar pequeno, transformando a forma de fazer entregas", ressalta Nestor.


Fonte: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/69221/natura-logistica-tecnologia

42 visualizações0 comentário
bottom of page