- Renan Leopoldo
15ª edição do Santos Export discute soluções para o Porto

O Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos chega a sua 15ª edição nesta segunda-feira (11). O evento, que discutirá temas como a definição de um novo modelo de dragagem a ser aplicado no cais santista, terá sua solenidade de abertura às 18 horas, no Mendes Convention Center.
Organizado pelo Grupo Tribuna e pela Una Marketing de Eventos, o Santos Export se consolidou como um dos maiores fóruns de debates portuários do País. Há 15 anos, conclusões importantes surgem no evento e são implantadas no Porto de Santos e outros complexos brasileiros.
A solenidade de abertura, nesta noite, reunirá autoridades e empresários do setor. E ainda terá a palestra Problemas e soluções do Porto de Santos, do economista especialista em Logística e Comércio Exterior Samir Keedi.
Na terça-feira (12), os debates começarão às 9 horas. Nesse horário, as estratégias para o desenvolvimento do Porto de Antuérpia, na Bélgica, serão abordados por seu representante no Brasil, Ricardo Sproesser. Em seguida, às 9h30, serão discutidos os investimentos logísticos e de infraestrutura que são esperados para o Porto, em uma apresentação do diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Ogarito Linhares.
Após um intervalo, às 11 horas, haverá o primeiro painel, que abordará a proposta de um novo modelo de dragagem para o cais santista. As entidades ligadas ao setor propõem a criação de um consórcio para a contratação da obra. O objetivo é garantir a continuidade e a qualidade da dragagem. A questão ainda é analisada pelo Governo.
O painel terá a participação do presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), João Batista de Almeida Neto; do diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva; do diretor de Transportes e Logística da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Luis Felipe Pinheiro, e do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia.
Entre os debatedores, estarão o diretor de Operações da Santos Brasil, Marlos Tavares; o diretor-presidente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Antonio Passaro; o diretor-executivo do Centro Nacional da Navegação (Centronave), Cláudio Loureiro, e o presidente da Praticagem de São Paulo, Nilson dos Santos. A moderação será do diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves.
Acessos terrestres
A expansão da ferrovia no transporte de grãos em Santos e os novos acessos rodoviários em direção ao cais santista serão o tema do primeiro painel da tarde de amanhã. Participarão o gerente de Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Tito Lívio Queiróz e Silva; o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e o diretor administrativo do Dersa, Felipe Marmo.
O assunto ainda será debatido pelo presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa, João Maria Menano, e o presidente do T-Grão, Virgílio Pina. Neste caso, a moderação será do editor de Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo.
Em seguida, às 16h30, os palestrantes vão abordar as novas tecnologias adotadas no cais. Isto inclui a automatização das operações com contêineres e os planos de segurança contra sinistros. O monitoramento eletrônico de cargas entre o terminais retroportuários e pontos de embarque, exigido pela Alfândega do Porto de Santos, é outra questão a ser discutida. Os planos de segurança para evitar acidentes no complexo também devem ser abordados.
O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ronaldo Medina, o diretor de Operações Logísticas da Codesp, Carlos Henrique Poço, e o presidente do Ecoporto Santos, Philippe Masse, discutirão o assunto. A editora-chefe de A Tribuna, Arminda Augusto, fará a mediação. Programação Segunda-feira
17 horas: Credenciamento
18 horas: Solenidade de abertura
19 horas: Palestra de abertura
Palestrante: Samir Keedi, economista, professor universitário de graduação e pós-graduação, especialista em Transportes, Logística, Seguros e Comércio Exterior
Terça-feira
9 horas: Palestra sobre o Porto de Antuérpia
Palestrante: Ricardo Sproesser, representante do Porto de Antuérpia no Brasil
9h30: Palestra O que podemos esperar de investimentos logísticos e de infraestrutura para o Porto de Santos
Palestrante: Ogarito Linhares, diretor de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
10h45: Coffee-break
11 horas: Painel 1: Um novo modelo de dragagem —uma evolução necessária
Participantes: Beto Mansur, deputado federal; João Batista de Almeida Neto, presidente do Sopesp; José Alex Botelho de Oliva, presidente da Codesp; Luís Felipe Velerim Pinheiro, diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp; Mário Povia, diretor da Antaq
Debatedores: Marlos Tavares, diretor de Operações da Santos Brasil; Antonio Passaro, diretor presidente da BTP; Cláudio Loureiro, diretor executivo do Centronave; Nilson Ferreira dos Santos, presidente da Praticagem de São Paulo.
Moderador: Márcio Calves, diretor executivo da Associação Comercial de Santos
13 horas: Almoço
14h30: Painel 2: Acessos terrestres do Porto de Santos
Tópicos: Os gargalos ferroviários nos acessos ao Porto; A expansão da ferrovia no transporte de grãos; Novos acessos ao cais santista
Participantes: Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva, gerente de Regulação da ANTT; Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos; Fellipe Babbini Marmo, diretor administrativo da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A.
Debatedores: João Maria Menano, presidente da AMA; Virgílio Pina, diretor da T-Grão; Willy Maxwell, diretor de Operações e Logística da Rodrimar
Mediador: Leopoldo Figueiredo, editor de Porto & Mar de A Tribuna
16h15: Coffee-break
16h30: Painel 3: Novas tecnologias nas operações do Porto de Santos
Tópicos: A automatização nas operações de contêineres — o terminal 2.0; Tecnologia e meio ambiente; O monitoramento das cargas no retroporto; Os planos de segurança do Porto contra sinistros
Participantes: Ronaldo Lázaro Medina, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil; Prof. dr. Cledson Akio Sakurai, doutor em Engenharia Elétrica e professor do Campus Baixada Santista da Unifesp; Carlos Henrique de Oliveira Poço, diretor de Operações Logísticas da Codesp.
Debatedor: Philippe Masse, presidente do Ecoporto Santos
Mediadora: Arminda Augusto, editora-chefe de A Tribuna
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/15a-edicao-do-santos-export-discute-solucoes-para-o-porto/?cHash=5c86a13e7c3f6d9a2ffcdfbad112d06c