- Renan Leopoldo
Jabuticabeiras adultas viajam mais de 20 mil km entre Brasil e China

Fruta 100% brasileira, a jabuticaba poderá ser colhida do outro lado do mundo em breve. Dez jabuticabeiras que cresceram em Antonina (PR) estão sendo enviadas de navio para a China, onde serão replantadas.
A missão de levar esse “patrimônio” brasileiro para a Ásia vai durar quase 40 dias. Cada árvore tem cerca de 6 m de altura.
Elas precisaram passar por um tratamento especial para serem colocadas no navio, conforme explica Leandro Ribinski, representante da DC Logistics, empresa responsável pelo transporte.
— As árvores estão plantadas, foram podadas e os galhos amarrados, possuem toda uma proteção na raiz, compostos químicos para absorverem nutrientes e sobreviverem a todo o trânsito marítimo. Os contêineres são flat racks, ou seja, são abertos nas laterais e em cima.
A viagem do porto de Paranaguá (PR) até a Xangai começou na última segunda-feira (10) e tem previsão de durar 37 dias. Ao final da jornada, as árvores brasileiras terão percorrido mais de 20 mil km.
Antes de chegar ao navio, técnicos precisaram estudar a melhor forma de levar as jabuticabeiras, inclusive em quais portos seria possível fazer o envio e o recebimento.
Segundo Ribinski, o processo levou um ano e meio e só foi possível após autorização do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Tratam-se de dez exemplares que vão ser usados em um estudo inicial para ver como essa espécie se adapta naquela região.
Ribinski acrescenta que se trata de uma operação de logística bastante incomum no Brasil.
— No passado, já ocorreu exportação de árvore, mas eu creio que nunca árvore adulta desse tamanho.
Fonte: http://noticias.r7.com/economia/jabuticabeiras-adultas-viajam-mais-de-20-mil-km-entre-brasil-e-china-17042017