top of page
  • Renan Leopoldo

Programa brasileiro destinado a embalagens vazias de defensivos agrícolas é tema de palestra em even


A história do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas, e que é referência mundial no setor, é tema da palestra do diretor-presidente do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), João César M. Rando, durante a 5ª Conferência Logística Reversa e Gerenciamento de Resíduos, em São Paulo.

O Sistema Campo Limpo, que tem o inpEV como núcleo de inteligência nas atividades de destinação de embalagens vazias, tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias. O Brasil é líder mundial na correta destinação do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Em 15 anos de atuação, foram retiradas mais de 410 mil toneladas de embalagens pós-consumo dos campos brasileiros. "Isso significa que entre 2002 e 2016, a logística reversa nos campos brasileiros evitou a emissão de 572 mil toneladas de CO2, o que equivale a 1,3 milhão de barris de petróleo não extraídos ou a 3 milhões de árvores plantadas. E esse é apenas um dos exemplos que nos permitem comemorar os benefícios ambientais desta iniciativa", comenta Rando.

A 5ª Edição da Conferência Logística Reversa e Gerenciamento de Resíduos acontece no Hotel Mercure Paulista, das 8h30 às 18h. A palestra do executivo do inpEV é às 10h.


Sobre o inpEV

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo,

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, YouTube e Instagram.


Fonte: https://noticias.terra.com.br/dino/programa-brasileiro-destinacao-de-embalagens-vazias-de-defensivos-agricolas-e-tema-de-palestra-em-evento-de-logistica-reversa,66138d1c538a057be8647cb033c74374gducohtv.html

20 visualizações0 comentário
bottom of page