drevitorgamer
Cronograma Típico para Implantação de um Centro de Distribuição

Atualmente a grande maioria das empresas ao decidirem implantar um centro de distribuição, logicamente procuram um local estratégico para facilitar sua distribuição, onde após definido, constroem um grande galpão sem se preocupar com sua operação em si só. Digo, só vão pensar em estoque vertical depois do galpão já construído. E aí começa algumas frustações sobre o que implantar e como ter eficiência.
A principal função de um centro de distribuição é armazenam a maior quantidade tendo a melhor eficiência, com o menor custo.
No segmento de estruturas de armazenagem, as soluções mais utilizadas são Porta-Pallets, Drive-in, Armazenagem Dinâmica, e Push-Back.
O projeto de estruturas de armazenagem, deve ser desenvolvido juntamente, senão antes, da construção prédio. Para isso, deve-se estudar o fluxo operacional dos produtos a serem armazenados e classifica-los na curva ABC, onde A, são itens de grande volume e rotatividade, B médio, e C baixo.
Após este, deve-se elaborar o layout das estruturas de acordo com cada operação, pois a realidade é que não existe uma única solução de armazenagem que seja eficiente para todos os casos. A escolha depende da seletividade necessária, volume armazenado, giro do estoque, modelo de picking adotado, entre outros.
Com isso, deve-se procurar um mix de estruturas que corresponda à movimentação e ao estoque do seu mix de produtos, sempre levando em consideração a densidade de armazenagem e a produtividade do pessoal.
Em alguns casos, com a escolha ideal das estruturas, é possível reduzir em 20% a área total de armazenagem ou aumentar em 44% o volume estocado, reduzir 33% o investimento e em 35% o gasto operacional.
Em um projeto onde foi aplicado 100% de estrutura Porta-Pallets, utilizando empilhadeira retrátil, resulta em uma densidade de 1,8 pallet/m2.
No mesmo projeto combinamos juntamente com o Porta-Pallets, o sistema Dinâmico e Push-Back, aumentando a densidade para 2,3 pallet/m2. Com isso, podemos reduzir uma boa parte de área construída, além de ter ganho na operação, visto que a empilhadeira diminuirá seu percurso, ganhando eficiência e produtividade.
Assim, a escolha das estruturas de armazenagem impacta significativamente nos Custos Totais de Propriedade, demandando uma grande fração do investimento total do Centro de Distribuição, mas pode ser o principal fator para maximizar o retorno investido. Os melhores retornos são obtidos quando o projeto das estruturas é iniciado junto com o projeto das construções civis.
Autor: Rodrigo Bassa