top of page
  • Foto do escritordrevitorgamer

Crise ou Oportunidade - “LOGÍSTICA LEAN”


No atual cenário economia em que País se encontra a aplicação da filosofia Lean na Logística, pode ser uma alternativa para as pequenas e medias empresas contornar a crise e se manter no mercado, reestruturar para a nova realidade e para os desafios deixam de ser uma questão organizacional e passa a ser uma questão de necessidade. Com um conceito ligado à redução de custos e com operações mais enxutas e eficientes, a Logística Lean busca otimização continua para a atividade Logística e para cadeia de Suprimento.


Qual quer atividade que esteja relacionada à Logística, há grande possibilidade de se encontrar desperdícios em sua operação, se você é um profissional de logística, provavelmente já ouviu chefe falar a seguinte frase; “Fazer mais com Menos”, pois bem, não se assuste esse velho jargão pode significar a oportunidade que você tanto espera, dito isto, apresentarei abaixo um breve resumo das atividades a qual cabe analise e que normalmente nos dão oportunidades de melhoria no processo.


Tendo em vista que o estoque é o Calcanhar de Aquiles, de muitos gestores, geri um estoque menor é um dos conceitos da Logística Lean, porém isto não significa que a empresa não deva ter um estoque de segurança, pois este é o pulmão de qualquer organização, mais geralmente por falta de conhecimento os responsáveis pela aquisição de insumos para confecção de seus produtos acabam por deixar o estoque em alta, elevando o seu tempo de giro e em carecendo o custo de estocagem, favorecendo por vez os Operadores Logísticos.


Para melhorar a eficiência do estoque todos os elos da cadeia devem operar em sincronia, os processos logísticos Inbound e Outbound, devem se revistos constantemente com o objetivo de reduzir custos e tempo, maximizando assim a lucratividade da empresa. Gerir uma cadeia de suprimentos utilizando ferramentas do Lean se faz necessário um conhecimento sobre a logística lean, que não é tão simples. Embora a filosofia possa parecer simples e óbvia, a experiência tem mostrado que são poucas as empresas que conseguiram a aplicação do Lean com sucesso.


Assim como um estoque mal administrado, o transporte também se torna uma atividade dispendiosa na organização, transportes a longas distâncias devido à falta de roteirização, multas por atraso de entrega, pagamento de taxas devido ao longo tempo de esperar e pernoites, são pontos que precisam ser acompanhados de perto, pelos gestores da área. Ainda Bowersox, Closs e Cooper (2006), afirmam que do ponto de vista do sistema logístico, três fatores são fundamentais para o desempenho nos transportes: Custo, velocidade e consistência.


Enquanto Analista de Planejamento na área de Logística, tenho tido a oportunidade de conhecer variados profissionais do setor que possuem formação em sistemas de logística Lean, conhecimento de modelos de otimização de rotas e redução de custos de transportes, sendo para mim uma experiência de valor inestimável.


Certamente não sou a melhor pessoa para abordar um assunto como uma sistemática desta importância e como uma estrutura rígida como os conceitos e ferramentas oferecidas pelo Lean, Mas como diria; Aristóteles: “O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra”, foi para mim um prazer, dividir o pouco que sei com a aplicação do Lean junto a Logística.


Por fim, o objetivo deste artigo é o de estimular a filosofia do Lean, e mostrar que mesmo que o País esteja em Crise, sempre haverá oportunidade de melhoria nos processos cuja logística esteja envolvida, e qualquer empresa quer seja de pequeno e de médio porte possa se beneficiar do Lean, da mesma forma com que as grandes se beneficiam. Esse conceito não está vinculado a escalas de produção, setores da economia e outros fatores. E sim, a uma proposta de mudança da mentalidade, visando à satisfação do cliente, e nos restando por tanto uma analise do nosso processo e a aplicação da filosofia lean, sendo que, geralmente observamos as oportunidades de melhorias quando precisamos reduzir o custo em nossas operações, faça da crise uma oportunidade de mudança, tire o “S”, e CRIE oportunidades de melhoria em seu processo logístico, então mãos a obra, e boa sorte!


EU RECOMENDO:


Livro:

350 Dicas para Gerencia seu Armazém: Almoxarifado, centro de Distribuição:

Ackerman Ken, traduzido por Edgar Toporcov; Revisão técnica Reinaldo A. Moura e Eduardo Banzato – São Paulo: IMAM, 2004.


Vídeo:

Compreenda facilmente o sistema lean:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=. Acesso em 25/10/2015 às 13:29h.


Site:

Kaizen Institute Brasil | Lean Manufacturing | Excelência Operacional | Management | Treinamento e Consultoria:

Disponível em: http://blog.br.kaizen.com/2012/12/11/lean-manufacturing-o-jeito-japones-de-evitar-desperdicio-na-industria/ .Acesso em 24/10/2015 às 02:29h.


Autor responsável:


ATLAN BARBOSA


Contato: 11 - 99677-6443

Email: atlanbarbosa@yahoo.com.br

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/atlanbarbosa

14 visualizações0 comentário
bottom of page